terça-feira, 26 de novembro de 2013

PET Conexões realiza Seminário de Educação em Direitos Humanos e Ações Afirmativas 






Para promover o debate e a reflexão em torno de questões sociais relacionadas a educação, o PET Conexões realizou na última quarta-feira (20), o Seminário de Educação em Direitos Humanos e Ações Afirmativas, das 8h às 18h30, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A mesa de abertura do seminário contou com a participação de alguns bolsistas que apresentaram a história do PET Conexões, objetivos, relatos de experiências, além dos resultados de ações já desenvolvidas e propostas que ainda estão em fase de pesquisa. 

Dando continuidade a programação do evento, os conexistas apresentaram trabalhos realizados pelo grupo, como “Espaço da escola: Violência, Idoso e Educação Ambiental”, que visa não só fomentar o debate sobre o tema mas também mostrar estratégias capazes de identificar os tipos de violência praticadas contra o idoso. "É importante trabalhar com esse assunto porque o idoso deve saber como agir em situações problemáticas, tornando-o assim, um sujeito empoderado, capaz de realizar mudanças na própria vida", disse o tutor Carlos Dublante.


Outros projetos apresentados foram de trabalhos desenvolvidos em comunidades quilombolas maranhenses, como “Santa Maria dos Pretos: pesquisa socioambiental" e "Manival: tradição, memória oral em comunidade quilombola. "O nosso trabalho destaca a importância da memória oral para uma comunidade quilombola, realizamos juntamente com os moradores o resgate histórico desse ambiente, disse a conexista Elizânia Cantanhede.

As apresentações de trabalhos foram finalizadas com o tema "A Redução da Maioridade Penal”, destacando os resultados das investigações realizadas na escola Fernando Perdigão. Essa ação colaborou para esclarecer algumas questões referentes ao assunto, além de discutir os direitos das crianças e adolescentes de modo geral.


Após as apresentações, foi aberto o espaço para debate em que todos os participantes do seminário tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e esclarecer dúvidas.


RELATÓRIO: Gilvânia Rocha
REVISÃO: Cristina Bunn




Nenhum comentário:

Postar um comentário