segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PET Conexões estabelece parceria com escola pública para desenvolvimento do projeto “Artivistas nas Comunidades”



Com o objetivo de ampliar o campo de desenvolvimento de atividades, o PET Conexões Direitos Humanos, Culturas e Subjetividades - UFMA, iniciou parceria com mais uma escola pública - o Centro de Ensino Médio “Fernando Perdigão”.  O projeto “Artivistas nas Comunidades” elaborado pelos estudantes sob a orientação da Tutora Profa. Dra. Maria Cristina Bunn, foi apresentado pelos bolsistas do Grupo na última sexta-feira, 23 de agosto, na própria escola aos gestores e comunidade estudantil.

Dentre diversas atividades, a ação será iniciada nesta terça-feira (27), das 14h40 às 15h30, com a oficina “Jovens como Sujeitos de Direitos” que traz uma série de reflexões sobre a polêmica da Redução da Maioridade Penal. “É fundamental levar essas temáticas para as escolas, pois possibilitam aos alunos refletirem sobre o contexto em que estão inseridos”, enfatizou a conexista Magali Medeiros.


A escola “Fernando Perdigão” fica localizada no bairro do Monte Castelo em São Luís/MA, e atende principalmente estudantes com faixa etária entre 15 e 19 anos. Com esta iniciativa, o PET Conexões amplia seu território de atuação originalmente circunscrito aos Bairros Vila Embratel e Sá Viana.

A importância deste tipo de ação ultrapassar os muros da Universidade foi destacada pela Vice-Diretora da Escola. “É muito significativo que a academia promova essas atividades, pois elas irão alargar o conhecimento do aluno, democratizando assim, o acesso ao conhecimento”, destacou a Profa. Edilamar da Cruz Batista.

As atividades que serão desenvolvidas na escola estão relacionadas à Educação em Direitos Humanos, Protagonismo Juvenil, Cultura, Meio Ambiente, Saúde e Educação. Vale destacar que antes da execução das atividades, todos os conexistas participaram de formações em grupos de estudo, pesquisas e elaborações de materiais com apoio de referências bibliográficas para que as temáticas selecionadas sejam apresentadas em oficinas por meio de estratégias metodológicas que integram a arte-educação, e visam trabalhar os assuntos de forma dinâmica, despertando o interesse dos estudantes em dialogar e interagir a partir dos temas abordados.

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