segunda-feira, 4 de março de 2013


Ações Afirmativas em pauta no I Seminário PET Conexões

 

 

Democratização do acesso às universidades públicas. Essa foi a discussão levantada na mesa Temática: Ações Afirmativas nas Universidades Brasileiras, realizada no "I Seminário PET Conexões - Confluências", que aconteceu na última quinta-feira (28), no auditório de Centro de Ciências Humanas (CCH), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A mesa foi composta por Carlos André Dublante (Tutor PET Conexões), Alexandro Tenório (Tutor PET Conexões – UFRPE), Jadeylson Ferreira (Ex-conexista), Silvia Diniz e Linnete Nascimento (PET Conexões).

O debate teve início com apresentação do tutor Carlos Dublante, que trouxe um breve histórico sobre a Educação Brasileira, destacando as temáticas Ações Afirmativas e da Lei da Política de Cotas. O professor apresentou também o resultado da pesquisa realizada por conexistas aplicada a alunos ingressantes de 22 cursos da Universidade Federal do Maranhão. Sendo que a pesquisa levou em consideração o interesse de traçar o perfil dos novos discentes com base na cor, moradia, renda, escolarização e forma de ingresso

O PET Conexões é um tipo de ação afirmativa que possibilita o acesso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades. “A educação é direito de todos e dever do Estado, por isso, deve ser assegurada independente das condições sociais, econômicas e étnicas”, destacou Carlos Dublante.



O Tutor Alexandro Tenório apresentou para os participantes as experiências e ações executadas pelo PET Conexões da UFRPE nas comunidades de Pernambuco. “Nossas ações estão baseadas na importância de incentivar a capacidade dos alunos de escolas públicas, apostando na auto-estima, e assim, ajudá-los a superar preconceitos”, destacou o tutor.

Além da discussão e questionamentos bastante proveitosos, o I Seminário PET Conexões contou com a participação do ex-conexista Jadeylson Ferreira que relatou a experiência na universidade e no programa. “Sou da primeira geração de cotistas, o PET Conexões contribuiu muito para minha formação acadêmica, pois obtive visão crítica e comprometimento social, sou coordenador do programa de pré-vestibular Agadá que atende exclusivamente estudantes de escolas públicas”, explicou.

No final do debate, as conexistas Linnete Nascimento e Silvia Diniz apresentaram algumas atividades realizadas pelo PET conexões nas comunidades ludovicenses como oficinas, cursos e exposições      

Nenhum comentário:

Postar um comentário